Pingo de Gente - Laviniense

Mudança de escola: como escolher uma instituição séria?

Mudança de escola: o que avaliar antes de matricular seu filho?

A mudança de escola é realmente um processo que preocupa muitos pais. Principalmente quando o adolescente termina uma etapa dos estudos e precisa de uma nova metodologia para continuar.

A dúvida sobre quais os critérios ideais de uma escola é bem frequente. Mas a ideia não é encontrar a escola perfeita, e sim aquela que se adequa aos valores que você considera essenciais para o crescimento do seu filho.

Não sabe o que avaliar nessa escolha? Continua a leitura, que nós ajudaremos você!

Localização é importante, mas não é tudo

Você, com certeza, já deve ter pensado em matricular o seu filho em uma escola próxima ao seu local de trabalho. Realmente, isso pode facilitar na hora de se deslocar, mas existem fatores ainda mais importantes.

A segurança é um ponto do qual não podemos esquecer, além, é claro, da estrutura da instituição. Uma visita antecipada ao local pode esclarecer essas dúvidas e, assim, pesar na hora de decidir se a escola oferece o que você considera fundamental.

Pesquise e descubra como é a estrutura da escola

A escola precisa oferecer uma estrutura capaz de proporcionar ao seu filho boas condições de ensino. Mas o que mesmo ela precisa ter?

  • Acervo bibliográfico rico e atualizado;
  • Quadras de esporte para a prática de educação física;
  • Salas para experimentos científicos;
  • Laboratórios de recursos midiáticos, entre outros.

Caso seja possível, agende uma visita para conhecer presencialmente a escola. Atitudes como essas podem revelar mais do que as fotos da rede social, por exemplo.

Não deixe de conferir também:
Como passar no ENEM: veja as dicas dos professores do Laviniense
Bullying na escola: como os pais podem agir para combatê-lo?

Outros pontos essenciais a se observar

  • Como a escola lida com alunos que têm dificuldade no aprendizado?

É fundamental que a instituição ofereça recursos adaptados para qualquer tipo de necessidade especial. Se o aluno tiver dificuldade para aprender, é dever da escola investir em metodologias eficientes de ensino.

  • Como funciona o processo de ensino de ensino da matemática?

Como você sabe, é uma das matérias que podem fazer diferença no currículo do aluno e favorecer o investimento na área de exatas, que inclui profissões bastante valorizadas no mercado de trabalho.

  • Quanto tempo a criança se dedica a brincadeiras e atividades físicas?

O intervalo, chamado de lazer, também faz parte do desenvolvimento do aluno. Ele precisa ser aplicado ao longo dia de forma que faça o aluno gostar mais do ambiente escolar. Saiba mais sobre isso antes da matrícula.

  • Qual a quantidade de lição de casa? O que é esperado dos pais nesse processo?

Não esqueça que você, como mãe ou mãe, também é responsável por auxiliar o seu filho no aprendizado. Verifique essa questão e considere como importante na agenda dos filhos e na sua também.

  • Existem torneios de matemática ou ciências que meu filho pode participar?

É importante que a metodologia da escola envolva campeonatos para estimular os alunos a se dedicarem mais aos estudos. Competições como essas também são importantes para trabalhar empatia e respeito ao próximo.

  • De que forma é incentivado o gosto pela leitura?

Todos nós sabemos que a leitura é importante ler para estimular o senso crítico. Por isso, mais do que ensinar que isso é fundamental, é importante que ela disponibilize acervos de livros e materiais didáticos atualizados.

  • Quando um aluno apresenta problemas de comportamento, como a escola tenta resolver?

É fato que situações em casa ou mesmo na escola podem levar a comportamentos ruins do aluno. Por isso, a escola precisa oferecer soluções inteligentes para isso. Fale com os gestores da instituição para entender como é feita a resolução desses problemas.

Missão, visão e valores

A escola precisa ser comprometida com o futuro do seu filho, apresentando missão, visão e valores inerentes ao crescimento humano. Antes de matricular o seu filho na nova escola, procure saber como a escola educa os alunos.

Ao descobrir quais os valores éticos e morais da instituição, você estará mais seguro sobre o futuro do seu filho.

Este artigo ajudou você? Não deixe de conferir outros assunto do blog do Laviniense. Leia também: Leitura infantil: por que você deve ler livros para o seu filho?

Post a Comment