Pingo de Gente - Laviniense

Leitura infantil: por que você deve ler livros para o seu filho?

A leitura em si é muito benéfica em qualquer idade, mas para as crianças, ter contato com os livros é importante para melhorar o seu desenvolvimento social e cognitivo. Além do mais, a leitura infantil estimula a criatividade dos pequenos.

As crianças na idade entre 0 e 5 anos estão na fase de aprendizado, então provavelmente a maioria das coisas do que elas aprendem nesse período servirá como base para o resto da vida. Por isso, incentivar o hábito da leitura desde bem pequeno é o ideal.

Se você parar para pensar, sempre está contando histórias para o seu filho, coelho da páscoa e Papai Noel são exemplos disso. Então por que não incluir histórias novas?

A importância desse assunto é tanta que resolvemos fazer esse post. Continue lendo e saiba como o incentivo à leitura pode fazer toda a diferença no futuro do seu filho.

É importante desde o berço

Nunca é cedo demais. Os pais sempre conversam e cantam para os filhos desde que estão ainda na barriga e quando recém-nascidos continuam. Ler para eles pode ser facilmente incluído entre a interação dos pais com os filhos.

Ler para um bebê ajuda a estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem oral e mais para frente na escrita. Além disso, as crianças que começam a ouvir histórias desde cedo aprendem a se concentrar, melhoram seu raciocínio e tem a maior capacidade de compreender o mundo.

Não é um papel escolar ensinar a criança o hábito de ler, a família tem uma participação fundamental na educação delas. E é em casa que ela irá adquirir esse costume.

A leitura pode ajudar a criar laços

Compartilhar um momento de leitura ajuda a estreitar os relacionamentos. O afeto criado durante essas ocasiões torna não só uma de troca de ideias, mas também de sensações e cumplicidade.

Essa conexão criada através da leitura infantil ajuda na autoestima dos seus filhos, pois isso faz com eles se sintam amados, seguros e valorizados dentro do âmbito familiar. Sem falar na construção de uma memória agradável ele irá associar os livros com esses momentos.

Incentivar o hábito da leitura

No início da infância, as crianças podem ser facilmente influenciadas tanto positiva como negativamente. Elas tendem a espelhar o que veem. Sendo assim, elas não podem adquirir o hábito de ler se elas não tiverem um exemplo, ou seja, se os pais não são referências, dificilmente elas irão ter interesse na leitura infantil.

É interessante que você incentive e não imponha isso, mostre como é bom ler, leia junto com eles. Assim, você e seus filhos podem expandir juntos seus conhecimentos.

Você pode se interessar por:
– Educação escolar: qual é o momento certo para matricular seu filho?

Como o incentivo à leitura infantil pode ajudar na escola?

Na idade escolar, as crianças que leem com os pais têm maior facilidade em receber informações. Isso quer dizer que elas têm a capacidade de aprender mais facilmente que as demais.

É possível notar que as crianças que cresceram ouvindo histórias têm mais facilidade em aprender a ler e a escrever pela familiaridade. Além disso, elas desenvolvem o vocabulários, aprendem palavras novas e, como criança é por natureza criativa, sempre arruma um jeitinho de pôr em prática o que aprende.

Você sabe como ler para uma criança?

Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para que a hora da leitura fique mais atrativa para os pequenos. Prolongar as vogais, falar lentamente e oscilar a tonalidade da voz podem ajudar a prender a atenção deles e mantê-los interessados, mesmo com pouco entendimento sobre as palavras.

Uma ideia que é bem legal é dar vozes diferentes aos personagens, isso atrai e prende a atenção das crianças.

Claro que alguns pais gostam de interpretar mais que outros, mas a verdade é que só o fato de ler para o seu filho é um grande passo. Tudo o que você precisa para contar uma boa história é vontade!

Algumas recomendações de livros infantis

Para iniciar esse contato do seu filho com os livros, nós temos algumas sugestões de leitura infantil. Confira!

1. Meu avô Apolinário

capa de um livro infantil Meu avô Apolinário

Do autor Daniel Munduruku

O livro resgata parte de sua vida e do seu relacionamento do autor com o vô Apolinário, um velho índio, da tribo Munduruku, que contava histórias dos espíritos ancestrais, a quem chamava carinhosamente de avós e guardiões.

2. A cor de Caroline

A cor de Caroline, de Alexandre Rampazo

Aventura conta a história da menina que fica indagando qual seria a cor da sua pele. Ela olhou todas as cores de sua caixa de lápis. Coraline repassou todas as cores e descobriu maravilhada que cada cor de pele é bonita, cada cor tem uma razão, cada cor significa uma pessoa, um jeito de ser.

3. Malala, a menina que queria ir para a escola

capa do livro de malala

De Adriana Carranca

É uma história inspiradora, este livro pode ser a opção ideal para ler com as crianças um pouco mais velhas, pois a história é um pouco mais densa.

4. Menino gato

liri infantil menino gato

De Pablo David Sanchez

Era um dia como outro qualquer dentro do apartamento onde mora Ismael. As mesmas atividades, as mesmas brincadeiras, até que Ismael avistou da janela algo diferente. Seria um gato? Engraçado, parece um menino! Uma história sobre as aventuras e descobertas de quem tem coragem de aproximar e fazer novos amigos!

5. O coelhinho que queria dormir,

livro infantil

De Carl-Johan Forssén Ehrlin

Por meio de uma história simples o autor ajuda os adultos a conduzirem as crianças a um estado de relaxamento que vai ajudá-las a adormecer com tranquilidade, transformando a hora de dormir em um momento prazeroso.

A leitura é um momento importante, tanto para o seu filho, quanto para você, e incluir a criança nesse momento ajuda criar um ambiente muito mais prazeroso. Incentivando a leitura infantil, você pode ficar mais tranquilo com o futuro do seu filho. Pensando nisso, sugerimos que você leia também Educação infantil: como escolher a melhor escola para o seu filho?

Post a Comment