Pingo de Gente - Laviniense

Como é a rotina em uma escola infantil? Leia o artigo e descubra!

Como é a rotina em uma escola infantil? Leia o artigo e descubra!

A infância é a melhor fase da vida, não é mesmo? Muitas brincadeiras e diversões, e na escola, mais momentos divertidos e amigo. Mas as escolas de educação infantil são apenas lugares para as crianças passarem um tempo? É sobre esse assunto que abordaremos neste artigo.

Apesar de ser uma rotina, as crianças são pessoas cheias de criatividade e com necessidades diferentes umas das outras, por isso, a escola sempre deve estar preparada para diversos acontecimentos.

A escola infantil é um espaço onde as crianças têm um suporte pedagógico para desenvolverem seu relacionamento social e suas capacidades cognitivas.

A escola estimula o desenvolvimento

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, onde está apropriada para atender crianças com idades entre zero a cinco anos. Nessa idade as crianças ainda não tem a obrigação de começarem a viver uma rotina escolar.

Para uma criança é muito importante estar em uma escola, pois é nessa fase que o desenvolvimento humano deve ser incentivado no aspecto intelectual, emocional, social e motor.

Por ser um período de grandes descobertas e aprendizados, algumas etapas de vivência na escola poderão influenciar na educação do futuro, principalmente a questão de conviver e compreender o outro, desenvolver a percepção da independência e administrar conflitos.

Estrutura básica da rotina de uma escola infantil

Durante a rotina diária na educação de crianças algumas abordagens metodológicas podem ser aplicadas. Isso por que as crianças precisam de mais atenção e meios diferentes para que a aprendizagem seja eficaz.

As crianças têm uma grande dificuldade em esperar. Em vez disso, realizar outras atividades onde elas tenham mais liberdade e autonomia pode ajudar bastante.

Atividades de organização coletiva

Atividades em conjunto melhora a relação interpessoal das crianças. Elas podem ajudar na organização das atividades e podem dar sugestões. Tudo isso ajuda a criança a desenvolver o senso coletivo e ter prazer no esforço comum.

Atividades de estímulo

As atividades que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento das crianças são fundamentais. Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto são algumas das atividades que são realizadas.

Essas atividades são elaboradas de acordo com a idade da criança e de suas capacitações e facilidades de aprendizado.

Brincadeiras e aprendizados

Até mesmo as brincadeiras são propostas com o intuito de incentivar o desenvolvimento das crianças. Todo o corpo pedagógico da escola de ensino infantil planeja as atividades
para que elas possam englobar as modalidades educativas de modo que as crianças aprendam se divertindo.

Com um bom planejamento a escola pode ensinar brincando.

A rotina não deve ser muito repetitiva, pois as crianças podem se cansar e perder o interesse nas aulas. Por isso, pensar em atividades coletivas e passeios pode melhorar o desenvolvimento do pequenos.

Como são as escolas de educação infantil?

As escolas de educação infantil podem ser de período integral e semi-integral,
e as atividades e rotinas podem ser diferentes de acordo com o período que o aluno permanece na escola.

Durante esse tempo as crianças tem hora para:

-recreação;
-dormir;
-comer;
-realizar as atividades de desenvolvimento.

Educação de qualidade

Existem alguns itens que são extremamente necessários nas escolas para a educação de crianças e jovens, você sabe quais são? Para você entender melhor e saber o que procurar quando buscar uma escola de qualidade para seu filho, disponibilizamos um material exclusivo com X coisas que não podem faltar em uma escola de qualidade.

Post a Comment