Pingo de Gente - Colégio Laviniense Ensino Integrado

Datas comemorativas escolares: como se organizar para comparecer aos eventos?

As datas comemorativas escolares já fazem parte do calendário educacional, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. E muitas pessoas têm dúvidas sobre a real necessidade desses eventos para o aluno. A verdade é que essa é apenas uma das formas de promover a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

 

Se você também considera importante acompanhar o crescimento do seu filho, atenção para o assunto desta matéria. Nós vamos falar sobre como se organizar para participar e comparecer aos eventos escolares. Acompanhe!

 

Datas comemorativas escolares

São tantas datas que fica até difícil listar todas as que são comemoradas na escola. Mas o fato é que a coordenação pedagógica vê nessas datas uma oportunidade para integrar Escola e a Família. Veja alguns eventos comuns no ambiente escolar:

Lançamento de Livro no Ensino Fundamental I

 

Nesse eventos literários geralmente são convidados escritores populares, são feitos saraus de poesia, concurso de poemas e outros. É uma oportunidade para os papais descobrirem como está o aprendizado da leitura, escrita e capacidade de interpretação dos filhos.

 

 Datas comemorativas

 

Olimpingos,  JIL, Dias das Mães, Dia dos Pais, Projeto Junino e tantas outras datas comemorativas que podem ser celebradas com danças, peças teatrais, jograis, corais e competições, entre outras.

 

Feiras

 

Cienarts, Feira Mix Profissões, Mostra de Arte, etc. servem também como uma oportunidade para a criança enriquecer os seus conhecimentos, além de experimentar novas interações sociais. E nada melhor do que fazê-lo na companhia dos pais.

 

Não deixe de conferir também:

 

Como os papais podem se organizar para comparecer

 

Sabemos que a rotina da vida adulta não é muito leve para a maioria das famílias. As ocupações são muitas, mas também há quem arrume inúmeras desculpas para não acompanhar os filhos nos eventos escolares: falta de tempo, introversão ou mesmo por não considerar importante.

Entretanto, quando se tem filhos, é fundamental priorizar a educação e acompanhar de perto o progresso na escola. Você, papai ou mamãe, pode se preparar para não perder nenhum evento da escola do seu filho. Saiba como:

 

 Organize a sua agenda

 

É importante estar por dentro de toda a programação pedagógica da escola, principalmente quanto aos eventos comemorativos. Se possível, peça à administração da instituição que compartilhe o calendário ainda no início do ano letivo.

 

Ou, que os eventos sejam divulgados com pelo menos 1 mês de antecedência. Assim, você conseguirá prever quando precisará dedicar o dia ao evento escolar do seu filho.

 

Comunique seu chefe

 

Nada de faltar ao trabalho sem explicar os motivos, nem de avisar em cima da hora. Ciente das datas importantes na sua agenda, negocie com o seu chefe as suas horas trabalhadas, mas não abra mão de acompanhar os eventos que seu filho irá participar.

 

Crie um grupo

Caso a escola não possua nenhum mecanismo de divulgação e comunicação direta com os pais, você mesmo pode ter essa iniciativa. Crie um grupo no WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem e inclua os pais das outras crianças. Tenha apenas o cuidado de compartilhar somente assuntos relevantes a todos.

Quaisquer situações que dizem respeito ao seu filho somente, o correto é contatar a Escola, que possui equipe capacitada para lhe orientar e solucionar as problemáticas que se façam presentes.

 

 

A escola também pode ajudar

 

A escola, afinal, tem papel fundamental no processo de formação cidadã dos alunos. Portanto, é também responsável por promover a participação dos pais nas atividades escolares dos filhos. Isso pode ser feito de diversas formas, utilizando as ferramentas de comunicação disponíveis, tais como:

 

  •       Website
  •       E-mail
  •       Newsletters
  •       Reuniões em horários acessíveis
  •       Aplicativos de comunicação

O importante é buscar criar um relacionamento amistoso e de confiança entre a instituição e os pais dos alunos. A iniciativa deve partir, claro, de ambas as partes. Afinal, quanto mais forte for o vínculo entre a escola e a família, melhor será para a formação das crianças.

 

Neste artigo, você viu a importância de participar das datas comemorativas escolares dos filhos e algumas dicas para não deixar passar em branco os eventos mais importantes. Nós, do Colégio Laviniense Ensino Integrado, consideramos fundamental a participação dos pais. Não deixe de conferir também: Como a educação física auxilia no desenvolvimento dos seus filhos.

Post a Comment