Pingo de Gente - Laviniense

Como passar no ENEM: veja as dicas dos professores do Laviniense

Como passar no ENEM: o segredo do Colégio Laviniense

Um dos maiores desejos dos jovens do Ensino Médio é alcançar uma boa colocação nas provas de vestibular. E, para isso, é necessário não apenas o esforço do aluno, mas também o empenho de todo o corpo docente das instituições de ensino. Como passar no Enem? Essa questão costuma ser bastante frequente nos jovens.

Neste artigo, você vai conferir dicas importantes de quem entende do assunto. No ranking de 15.640 escolas em todo o país, o Laviniense ocupa a 99ª posição e lidera a pontuação entre as escolas públicas e privadas do Amazonas, com média de 661,34 nas provas objetivas e 753 nas redações.

Qual o segredo da instituição?

Antes de tudo, é preciso entender os fatores que estão por trás de uma boa educação.

Infraestrutura

Dispor de uma estrutura completa, com biblioteca atualizada, laboratórios de experimentações científicas, quadras para a prática de esportes, além de salas com recursos multimídia são fatores que contribuem para a educação dos alunos.

Carga horária

Educação em tempo integral e semi-integral, com atividades pedagógicas que estimulem o gosto pelo conhecimento permite que o aluno aprenda e assimile com mais facilidade a resolução de problemas solicitados nas provas de vestibular.

Projetos escolares

O Laviniense também incentiva os alunos à pesquisa e fundamentação teórica e prática das ciências e suas tecnologias, matérias que pesam na pontuação dos vestibulandos. As atividades nos laboratórios de química, por exemplo, deixaram de ser três vezes e passaram para cinco vezes por semana.

Boa relação

Uma relação de amizade entre alunos e professores é a base de sustento para tirar dúvidas, esclarecer questionamentos e descobrir mais por meio da curiosidade sobre determinados assuntos. Tal relação eleva o nível de conhecimento, uma vez que os alunos se sentem à vontade para aprender mais.

Não deixe de conferir também:
– Por que escolher o colégio Laviniense para seus filhos?
– Quais as vantagens de uma escola integral e uma semi-integral?

Dicas para passar no Enem

É claro que uma boa infraestrutura e metodologias diferenciadas são fatores que contribuem para o conhecimento dos nossos alunos. Mas algumas estratégias fora do ambiente escolar também são grandes aliados para alcançar uma boa colocação no vestibular. Confira algumas dicas:

1. Atenção para o edital

Nele está previsto uma série de pequenas regras para o vestibulando. São pontos que precisam ser rigidamente seguidos, como: horário da prova, o que pode e o que não pode ser usado no momento da prova, além das questões que serão cobradas.

É importante que o aluno esteja ciente de todos os quesitos e foque nos estudos!

2. Nada de decoreba

Em alguns momentos, ele até pode funcionar, mas, hoje em dia, a correção das provas do Enem não deixam passar aquelas respostas suspeitas. Quem costuma decorar acaba chutando algumas questões, o que pode comprometer a nota final.

Por isso, é importante estudar as formas de resolver as questões, principalmente da área de exatas, que conta muito para o resultado.

3. Leitura e interpretação

Fora da escola, o aluno também encontra formas de melhorar sua performance. Praticar a leitura e interpretação de textos pelo menos duas horas por dia é uma tática que funciona muito bem. Quem não se sente inspirado para estudar em casa, pode frequentar livrarias e bibliotecas públicas.

4. Simulados

Estar habituado à pressão de responder questões em um tempo limitado é um fator que favorece o candidato. Por isso, revisar questões já aplicadas em provas anteriores e simular uma avaliação como a do Enem contribui para que o candidato mantenha a tranquilidade no dia do exame.

5. Redação

Um dos terrores de todo vestibulando é a redação. No entanto, ele pode deixar de ser um bicho de sete cabeças quando existe uma rotina de treinos. Quanto mais o aluno pratica sua escrita dentro dos parâmetros avaliados no Enem, mais acostumado ele ficará.

No dia da aplicação da prova, ele poderá até mesmo decidir o momento ideal para iniciar a redação, de acordo com a sua familiaridade com o assunto.

6. Descanso e relaxamento

Sobreviver às vésperas de uma prova que pode decidir o futuro não é nada fácil, principalmente para o vestibulando que sonha com a universidade. Mas é importante manter a calma e descansar pelo menos dois dias antes da prova.

Vale a pena praticar um esporte, ver filmes ou ir para o sítio dos avós, por exemplo. Ter a oportunidade de relaxar ajuda o candidato a controlar a ansiedade e chegar no dia da prova renovado e fortalecido.

7. Pontualidade

Chegar com antecedência ao local da prova pode evitar grandes transtornos, afinal, quem conhece sabe que a organização do Enem não tolera 1 minutinho de atraso. Por isso, é indicado conhecer o local da aplicação e no dia da prova chegar com uma hora de antecedência.

É importante ainda que o candidato esteja com o seu cartão de confirmação e munido dos documentos, além de seguir as regras previstas no edital.

8. Dicas extras

  • Durma entre 6 e 8 horas antes da prova;
  • Esteja bem alimentado;
  • Dê atenção ao fuso horário para evitar atrasos;
  • Saia de casa com bastante antecedência, pois o trânsito costuma ficar carregado;
  • Leve alimentos leves para consumidor durante a prova;

Gostou das nossas dicas?

Colocando em prática as nossas orientações, é certeza de sucesso na prova. Não esqueça que a preparação para a prova deve ocorrer ao longo do ano inteiro. Mas claro, com intervalos de relaxamento e sossego.

Quer saber mais sobre a nossa instituição, metodologias processos pedagógicos? Agende uma visita. Clique aqui, aguarde o nosso contato. Teremos o prazer em recebê-lo no Colégio Laviniense Ensino Integrado.

Post a Comment