Pingo de Gente - Colégio Laviniense Ensino Integrado

Atividades sensoriais estimulam o aprendizado das crianças

Descubra a importância das atividades sensoriais para a educação do seu filho

As crianças começam desde cedo a aprender sobre o ambiente que estão inseridas, esse processo de aprendizagem é sempre feito por meio dos cinco sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar. Por isso, simples atividades sensoriais podem auxiliar no desenvolvimento dos pequenos.

Desde o nascimento, as crianças têm facilidade em absorver e reter diversas informações, sendo processadas rapidamente por meio dos sentidos. Por exemplo, na maioria das vezes, uma lembrança está sempre associada algum aroma, música ou cheiro.

Por isso, é importante trabalhar os estímulos dos sentidos nos pequenos, pois proporciona diversos benefícios às crianças.

Para ajudar você, nós, do colégio Laviniense, vamos mostrar a importância de trabalhar atividades sensoriais na educação do seu filho. Acompanhe!

Leia também:
– Educação escolar: qual é o momento certo para matricular seu filho?
– Como a educação física auxilia no desenvolvimento dos seus filhos

Importância das atividades sensoriais na educação

Estimular os sentidos das crianças é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional.

Existem sentidos que são estimulados naturalmente no dia a dia, desde o nascimento, eles são: audição e a visão. Portanto, os demais devem ser também estimulados, para que o processo de desenvolvimento dos pequenos seja maior e mais completo.

As crianças tendem a aprender mais quando os sentidos são estimulados, por isso as atividades sensoriais são tão importantes na infância. Dessa forma, é possível que os pequenos conheçam o mundo ao seu redor por meio dos cheiros, texturas, sons e sabores.

 

4 benefícios para a educação do seu filho

Atenção e concentração

Muitas crianças têm dificuldades na hora de se concentrar em sala de aula, as atividades sensoriais auxiliam nesse processo. Os estímulos dos sentidos contribuem para o bom desenvolvimento dos alunos, permitindo melhor aprendizagem.

Desenvolve a comunicação e a interação

A leitura está entre as principais atividades sensoriais, esse hábito estimula o sentido da visão. Além disso, a leitura proporciona diversos benefícios, pois ela desenvolve a boa comunicação da criança, sendo possível facilitar o aprendizado e o convívio em grupo, além de estimular a criatividade das crianças.

Desenvolvimento motor

Os estímulos dos sentidos ajudam na coordenação motora, pois são nas primeiras fases que as crianças estão desenvolvendo essas habilidades. As atividades ajudam a estimular os movimentos, para que os pequenos realizem tarefas simples, como segurar um lápis corretamente e fazer as curvas das letras.

Dessa forma, sendo possível trabalhar a coordenação motora das crianças dentro e fora da sala de aula.

Desenvolvimento social

Outro benefício que as atividades sensoriais proporcionam, são as habilidades sociais. Os estímulos dos sentidos ajudam no amadurecimento dos pequenos, pois eles aprendem a lidar com outras crianças, compartilhando brinquedos e a confiando no outro.

Além disso, desenvolve a responsabilidade e interação social com as outras crianças.

Ambiente escolar como incentivador

A escola é um ambiente que incentiva o desenvolvimento infantil, por isso diversas atividades lúdicas são realizadas para estimular e auxiliar nesse processo. As técnicas desenvolvidas em sala de aulas se tornam grandes ferramentas de ensino, que podem evitar distúrbios de aprendizagem.

Existem tarefas que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia da educação infantil, pois beneficiam no aprendizado dos estudantes. O colégio Pingo de Gente e Laviniense estimulam o desenvolvimento das crianças, por meio do:

  • Hábito da leitura, no qual estimula os sentidos da visão e auxilia no desenvolvimento comunicativo e reflexivo;
  • Prática de esportes e atividades físicas, pois é uma forma saudável para os estudantes adquirirem responsabilidades. Além disso, praticar esportes ajuda no desenvolvimento do sistema motor e cognitivo;
  • Prática de jogos que trabalham a concentração e o raciocínio;
  • Recreação é uma ótima opção para auxiliar no processo, pois é uma boa opção para estimular a criatividade.

As atividades sensoriais ajudam as crianças a compreender o ambiente que estão inseridas, possibilitando a exploração do mundo a sua volta. Pois quanto mais estimulados os sentidos, é possível que tenham maior envolvimento com o mundo proporcionando ótimos aprendizados.

Como desenvolver atividades sensoriais?

É importante aliar os estímulos sensoriais ao desenvolvimento infantil, pois eles acontecem a todo momento. Por isso, é essencial que o estímulo se torne fonte de de ensino e aprendizado.

As atividades sensoriais têm capacidade de exercitar funções do cérebro, proporcionando o melhor desenvolvimento social, cognitivo, linguístico e emocional.

Mas afinal, como desenvolver atividades sensoriais paras as crianças? É muito fácil!

Tato/Olfato: crie um ambiente com elementos da natureza, como um terrário. Dessa forma, é possível ensinar as crianças a cuidarem do espaço natural de casa e até mesmo de outros lugares.

Audição/Visão: quando for contar estórias, crie um ambiente diferenciado. Procure trabalhar com músicas de fundos, fantoches e personagens para ilustrar. Não se limite apenas em fazer sons de animais, use a imaginação!

Paladar/Olfato: no cotidiano você pode estimular os sentidos com situações e objetos do dia a dia. Ao andar pela rua com barulhos de carros, cheiros de comidas, pessoas andando, são ótimas situações para estimular os sentidos. Assim, é possível desenvolver hábito de observação da criança.

Viu como as atividades sensoriais ajudam no desenvolvimento da criança. Esse processo é algo natural na vida dos pequenos, cabe aos pais o papel principal de aproveitar o aprendizado que cada tarefa sensorial pode oferecer às crianças.

As atividades sensoriais permitem que os pequenos pratiquem e assimilem sensorialmente cada aprendizado. Por isso, é importante estar atento aos estímulos dos sentidos e proporcionar boas experiências às crianças.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que sim. Nós, do Laviniense, nos preocupamos com a educação do seu filho, por isso procuramos trazer as melhores informações. Não deixe de conferir nosso artigo Por que escolher o colégio Laviniense para seus filhos?

Post a Comment